Consignar carro: o que isso significa? - NoxCar

consignação ou agenciamento de veículos é uma prática recorrente para a venda de veículos. E como os ganhos podem ser muito altos, esse tipo de estratégia vem atraindo cada vez mais clientes interessados.

A consignação é uma das várias formas de vender um veículo no mercado automotivo. A prática acontece quando o proprietário do veículo propõe que a venda aconteça por intermédio de uma concessionária ou loja de veículos mas sem a necessidade de transferir a propriedade do bem. Consequentemente, o estabelecimento é responsável pela tarefa de vender o veículo dentro do prazo estipulado na negociação. 

Resumindo: a consignação de carros é basicamente um procedimento onde o consignante (dono do carro) deixa o carro com o consignatário (concessionária revendedora) para realizar a venda.

Em muitos casos, motos e carros consignados ficam expostos no estacionamento da loja. Por estas e outras situações, é importante que, ao agenciar um veículo, a loja elabore um contrato específico para evitar problemas. Ao final do prazo, caso a venda não se consolide, o veículo é devolvido ao proprietário.

Para o cliente, a consignação de veículos é uma excelente oportunidade para conseguir um preço mais atrativo no carro seminovo. Porém, é importante que o proprietário não esteja necessitando urgentemente do dinheiro porque a venda do automóvel pode levar dias ou até semanas.